Um ano de serviço na Prelazia de Itacoatiara

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira
Bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM)

Completo hoje, dia 30 de julho, um ano de minha chegada na Prelazia de Itacoatiara.

Louvo e bendigo a Deus pelo acolhimento que tive do Clero, dos Seminaristas, dos Funcionários da Cúria, das Paróquias e do Colégio Nossa Senhora do Rosário e do povo por onde passei nas Paróquias e Comunidades.

Louvo e bendigo a Deus pelo Clero da Prelazia, pelos Padres diocesanos missionários, pela Vida Monástica, pelos Institutos Missionários, pela Vida Religiosa Apostólica, pelos Leigos e Leigas que atuam como Igreja na sociedade e que atuam nas comunidades, pastorais, grupos e movimentos da Igreja: “Sem cessar, agradeço a Deus por causa de vocês” (1Cor 1, 4).

Peço a Deus e a vocês perdão e desculpas pelas minhas falhas, por palavras, atos e omissões: “Eu reconheço a minha culpa e o meu pecado está sempre na minha frente” (Sl 51, 5).

Continuo no desejo de estar aqui no meio de vocês, Povo de Deus que está na Prelazia de Itacoatiara, como aquele que veio para servir, conforme o lema que escolhi para a vivência de meu ministério como bispo: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27).

Como disse na minha mensagem de 19 de abril de 2017, dia da nomeação, se perceberem que eu não estou realizando este meu lema, por favor, eu peço, ajudem-me a me corrigir.

Neste primeiro ano visitei todas as paróquias, algumas mais de uma vez, e várias Comunidades Urbanas, de Estrada e Ribeirinhas. Aprendi muito com estas visitas, na escuta das pessoas, no relato da história de cada paróquia e da comunidade, nas reuniões com as pastorais, grupos e movimentos, no contato direto com a realidade de nosso povo, especialmente os mais sofredores, excluídos, tristes.

Reafirmo o que disse um ano atrás: vamos continuar anunciando Jesus Cristo e seu Evangelho e trabalhando incansavelmente pela expansão do Reino de Deus em nosso meio; vamos continuar trabalhando em comunhão, acreditando numa Igreja toda vocacional e ministerial; vamos continuar sendo uma Igreja acolhedora e servidora; vamos continuar procurando ser uma Igreja samaritana, solidária com os empobrecidos e excluídos; vamos continuar buscando ser uma Igreja advogada da justiça e da verdade; vamos continuar querendo ser uma Igreja que une fé e vida, que celebra os Sacramentos, que sai em missão, que educa na fé e que oferece lideranças para a vivência da cidadania ativa, inspirados na Palavra de Deus e na Doutrina Social da Igreja, para ajudar a resgatar a ética na política; queremos continuar sendo uma Igreja aberta ao diálogo inter-religioso, ao ecumenismo e a todas as forças vivas da sociedade, associações, ONGs, sindicatos, movimentos populares que trabalham em defesa da dignidade da pessoa humana e do meio ambiente; vamos continuar sendo uma Igreja honesta na busca dos recursos econômicos para nossa sustentação e transparente na aplicação destes recursos, com a devida prestação de contas.

Peço que me enviem sugestões de como poderei melhorar o meu serviço como bispo desta Prelazia. Podem ser sugestões dadas em conversas pessoais, em reuniões nas Paróquias, Comunidades e Pastorais, por mensagem escrita entregue na Cúria ou por mensagem via e-mail ou no privado das redes sociais.

Estou aqui na Prelazia de Itacoatiara a pedido da Igreja. Estarei aqui até quando a Igreja desejar. Sinto-me bem, estando aqui nesta missão, mas sou consciente que passarei, sou apenas um servidor, conforme o dom que o Senhor me concedeu (cf. 1Cor 3, 5-9). Já entreguei aos párocos uma folha com todos os endereços das autoridades competentes da Igreja, com as quais vocês poderão entrar em contato para opinarem sobre o meu serviço como bispo desta Prelazia. Se ainda não foi divulgado, peço que vocês cobrem dos párocos a colocação deste cartaz no mural da Igreja ou nas redes sociais das paróquias.

Finalmente, peço que rezem por mim e pelo meu serviço no meio de vocês. Tenho a mesma convicção do Apóstolo Paulo, ou seja, não me atreveria a pensar que meu serviço como bispo desta Prelazia é devido a algum mérito meu, pelo contrário sou consciente de que é de Deus que vem a minha capacidade. É Deus que me torna capaz de exercer este ministério (cf. 2Cor 3, 4-5).

Rezemos pela nossa Prelazia, para o crescimento e santificação de todas as vocações; pelo crescimento do número de padres e diáconos permanentes próprios da Prelazia; pelo crescimento das vocações missionárias, dos Institutos e do clero de outras dioceses; pelo crescimento das vocações para a vida monástica do Mosteiro Água Viva e pelo crescimento do número de Congregações da Vida Religiosa; pelo crescimento do número de Leigos e Leigas que assumem o compromisso de ser presença da Igreja na sociedade e pelo crescimento de Leigos e Leigas nos serviços internos das paróquias e comunidades; que cresça o número das Pastorais Sociais e de pessoas dispostas a amar e servir aos empobrecidos e excluídos; rezemos pelas famílias, para que sejam santuários da vida, comunidades da vivência do amor, igrejas domésticas, escolas de humanização, sementeiras de vocações…

Deus derrame infinitas bênçãos sobre vocês, de todas as Paróquias e Comunidades da Prelazia de Itacoatiara!

Tags:

leia também