Tudo pronto para o 14º Intereclesial das CEBs

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Dom Frei Severino Clasen, ofm
Bispo Diocesano de Caçador
Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para o Laicato

A Igreja em movimento tem a iluminação bíblica, tem os pés no chão que busca instaurar o Reino de Deus. Essa gente boa mora na cidade e no interior, onde os desafios são instigadores para uma vida fraterna e de senso ético e cristão. Nesse Ano Nacional do Laicato, queremos mobilizar os cristãos leigos e leigas para um movimento contínuo, desafiador, com o brilho da Estrela que guia o rumo da humanidade. É preciso se movimentar, sair do lugar, da acomodação e com a Bíblia na mão, deixar-se iluminar pela Palavra de Deus, abrir veredas onde moramos e deixar que o frescor da inspiração divina nos oriente e nos conduza para a construção de um novo mundo.

Queremos um mundo onde todos os batizados se sintam sujeitos para darem gosto à vida, para brilharem na convivência e no trabalho, para experimentarem o prazer de conviver na família, na comunidade de fé, na vida profissional e estudantil, na política e em toda a sociedade. O mundo necessita de muita luz. Vivemos em tempos de trevas, como no tempo de Herodes. As leis existem para os outros e os ditos “iluminados na sociedade” se sentem superiores à lei e legislam conforme as próprias vontades e desejos intimistas, dando evasão ao ódio, a vingança e a repressão.

O 14º Intereclesial das CEBs será uma semana de reflexão, de estudo, de oração, de meditação sobre os sonhos de Deus e como estamos vivendo nesse mundo. Nosso agir, pensar, rezar e meditar deve eliminar a acomodação de toda uma população que vive na desesperança, no anonimato e nas sombras de uma sociedade covarde e desumana. O vigor do Evangelho deve nos desinstalar e por isso, as programações do Ano Nocional do Laicato deve converter as mentes acomodadas. Contamos que nessa semana de fé, (14º Intereclesial das CEBs) venceremos as tentações da indiferença.

Aprofundemos na reflexão sobre o mundo urbano, abrindo portas para uma nova e provocante ação evangelizadora, tornando a nossa Igreja em movimento, uma Igreja que é capaz de dar passos, de caminhar, de avançar e de buscar nas ruas, nos becos, nos centros e no interior a alegrai do Evangelho. Cultivemos a verdadeira adoração que converte os corações e as estruturas de um mundo estressado. Mas, também carrega a sua beleza da proximidade, quando é capaz de ser solidário, sensível, humano e cristão.

Portanto, é hora de malas prontas, de calcular o tempo, as coisas e, sobretudo, o coração para que todos juntos, abramos as portas da boa vontade e sigamos para o norte do Paraná. E lá, em Londrina, a Igreja no Brasil todo se encontrará para fazer a festa da fé que nasce da reflexão, do estudo, da convivência, da oração, da partilha e da luz da Boa Nova. Vamos com coragem, mas com muita disposição nessa missão, viver com intensidade o Ano Nacional do Laicato, a partir desse maravilhoso 14º Intereclesial das CEBS.
Deus nos acompanhe e juntos faremos a festa da vida com muita fé e esperança.

Tags:

leia também