Seminário promove simpósio sobre Pluralismo Religioso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
campinagrande

O Centro de Estudos de Filosofia e Teologia do Seminário São João Maria Vianney, da diocese de Campina Grande (PB) realiza, de 5 a 8, o Simpósio Teológico “Pluralismo Religioso”, e conta com a presença do padre João Batista Libâneo.

Segundo a coordenação do evento, a programação começa nos dias 5 e 6 à noite, com palestras para leigos e religiosos no Secretariado Pastoral, situado na Rua Afonso Campos, 233, centro de Campina Grande.

Já no dia 6 à tarde, bem como nos dias 7 e 8, as palestras acontecerão para padres e seminaristas no Seminário São João Maria Vianney, localizado na Rua Estelita Cruz, bairro do Alto Branco.

O padre João Batista Libâneo, nascido em Belo Horizonte (MG) no ano de 1932 é um padre jesuíta, escritor e teólogo brasileiro. Ensina na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (ISI – FAJE) em Belo Horizonte, e é vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na grande Belo Horizonte.

Fez seus estudos de Filosofia na Faculdade de Filosofia de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e também cursou Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Seus estudos de teologia sistemática foram efetuados na Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt, Alemanha, onde estudou com os maiores nomes da teologia européia. Seu mestrado e doutorado (1968) em teologia foram obtidos na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG) de Roma.

Libâneo foi Diretor de Estudos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma durante os anos do Concílio Vaticano II, o que facilitou seu contato com os bispos e assessores de todo o Brasil.

Retornou ao Brasil em 1968, onde por mais de trinta anos dedica-se ao magistério e pesquisa teológica, na linha da teologia da libertação. Foi professor de teologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul e do Instituto Teológico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Posteriormente foi professor da PUC-Rio. Em 1982, retornou a Belo Horizonte. Atualmente é vigário na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte.

Outras informações:
Seminário São João Maria Vianney – (83) 3343-4226
Cúria diocesana – (83) 3321-4199

Tags:

leia também