SBCat completa dois anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
bíblico_catequetica

A Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat) comemorou, no dia 9 de junho, dois anos de fundação. O presidente da entidade, padre Eduardo Calandro, divulgou uma mensagem relembrando o início do trabalho, as inspirações e objetivos.

 A SBCat foi criada no dia 9 de junho de 2012, dia de São José de Anchieta, na época beato. Na ocasião, os estudiosos estavam acompanhados do arcebispo de Uberaba (MG) e membro da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Mendes Peixoto, e pelo assessor da Comissão, padre Décio José Walker.

No texto, padre Eduardo considerou a criação da entidade a realização de um sonho. “Esta foi uma data preenchida de sinais e símbolos bem como um sonho alimentado há muito tempo por muitos estudiosos da catequese em nosso país”, lembra. Para ele, São José de Anchieta tem “profundo valor histórico” para a catequese no Brasil. O apóstolo do Brasil foi considerado pela CNBB o padroeiro dos catequistas.

Entre os trabalhos da SBCat está a elaboração de estudos sobre aspectos específicos da missão catequética, a colaboração interdisciplinar, a resposta a solicitações e sugestões em relação aos temas abordados na área de atuação. Padre Eduardo afirma que a associação está “a serviço do povo de Deus”. O objetivo do grupo é favorecer a convergência de pessoas qualificadas no campo da catequese e o livre intercâmbio de pesquisas e experiências que promovam o avanço nesta área pastoral, em sintonia com as diretrizes da CNBB e seus organismos.

Tags:

leia também