Reunião ordinária do Grupo de Assessores da CNBB acontece na sede da entidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
25.06 GA

Os assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniram na segunda-feira, 24 de junho, para se dedicar ao estudo e ao debate pertinente às suas tarefas específicas na Conferência. Esta foi a primeira reunião que contou com a presença do presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que abriu os trabalhos do grupo. Também esteve presente o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella.

O foco da reunião do grupo de assessores esteve mantido na discussão e reflexão do plano quadrienal, que tem como base as Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), de 2019 a 2023, aprovadas na Assembleia Geral da CNBB. Conforme explica Secretário Adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa, a ideia é que os assessores se debrucem nele para que possam estabelecer as diversas iniciativas e atividades das Comissões para os próximos anos.

Padre Marcus apontou também a discussão de um novo grupo de assessores, uma estratégia que segundo ele ainda está bastante incipiente. A ideia é que a CNBB tenha um “núcleo de assessoria” com o objetivo de ampliar a atuação da entidade principalmente na Igreja no Brasil. “O desejo é que a gente possa ampliar essa rede de assessoria com indicação de alguns nomes que depois serão aprovados ou não pela presidência para ampliar essa rede na nossa Igreja”, apontou.

A pauta girou ainda em torno dos serviços para o Conselho Permanente, tendo em vista que os bispos que o compõe estarão presentes pela primeira vez na sede da CNBB, após a Assembleia eletiva de abril. O Conselho Permanente é constituído pela presidência, presidentes das comissões episcopais e membros eleitos dos 18 conselhos episcopais regionais. Os membros estarão reunidos até esta quinta-feira, 27 de junho, com uma pauta extensa.

Ainda segundo o Secretário Adjunto de Pastoral, o novo organograma da CNBB e a nova composição do grupo de assessores das Comissões também estiveram na pauta da reunião.

Tags:

leia também