Quem Somos: Setor Educação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Pastoral da Educação pretende ser a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação. Objetiva uma “Educação que ofereça às crianças, aos jovens e aos adultos o encontro com os valores culturais do próprio país, descobrindo ou integrando neles a dimensão religiosa e transcendente” (DAp nº. 334).

As Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2008-2010), em seu número 191, propõem: “A sensibilidade para a missão, a solidariedade e o compromisso sóciotransformador levam a Igreja a assumir novas realidades que marcam a vida do povo brasileiro. À luz da fé, estas realidades são consideradas novos areópagos, ou seja, lugares para onde a atenção evangelizadora se deve voltar”. O mundo da educação é um areópago prioritário e a Pastoral da Educação é chamada a atuar aí, decisivamente, formando educadores discípulos missionários.

A Pastoral da Educação priorizará, por meio de sua organização nos regionais e nas dioceses, a superação de uma educação marcada pelo reducionismo antropológico em função da produção, da competitividade e do mercado, promovendo, nos processos educativos, valores de solidariedade, éticos e morais, na busca de uma Cultura de Paz e de Justiça.

A Pastoral da Educação tem em vista, em seus projetos, questionar criticamente, à luz dos valores evangélicos, a educação em si, os processos e estruturas das instituições, favorecendo uma educação de qualidade, especialmente na escola pública, que atende os mais despossuídos.

A Pastoral da Educação desenvolve ações específi cas com os educadores, testemunhas de fé e de coerência com o Evangelho nas escolas, especialmente com aqueles que se dedicam à população escolar pobre, alvo especial da missão evangélicolibertadora da Igreja.

Tags:

leia também