Live hoje vai aprofundar o papel da Escolas de Fé e Política na formação dos cristãos leigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Live CNLB e CEFEP

O Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB) e o Centro Nacional de Fé e Política (CEFEP), um serviço à formação política dos cristãos leigos/as, sob a coordenação da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB), promovem hoje, 8 de maio, às 20h, a live: “A importância das Escolas de Fé e Política”, direto da página do Conselho no facebook/conselhodeleigos.

Estarão ao vivo o padre Antônio Aparecido Alves, especialista em Doutrina Social da Igreja, cuja tese de doutorado que defendeu aprofunda a experiência das Escolas de Fé e Política no Brasil, e o mediador Luiz Henrique Ferfoglia, membro da rede de assessores do CEFEP.

Segundo Sônia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil, a live tem como objetivo continuar motivando e incentivando os cristãos leigos a entenderem a importância e o sentido que o projeto “Escolas de Fé e Política”, realizadas em parceria com o CEFEP, tem para a formação dos cristãos leigos. Um outro objetivo, destacou, é divulgar o CEFEP como um espaço de formação e capacitação dos leigos no Brasil todo. “O CEFEP tem sido um espaço diferenciado de formação. Quem passou por suas formações sabe o que o Centro representa e as formações que têm oferecido”.

A formação oferecida pelo CEFEP, segundo a presidente do CNLB, dá um embasamento teórico e prático aos cristãos para exercer seu papel de cristãos leigos e leigas no espaço da política não só partidária mas também no campo das políticas públicas, nos Conselhos, em assessorias aos movimentos. “É esta possibilidade que as Escolas de Fé e Política dão para nós cristãos, leigos e leigas”, disse.

O diretor do CEFEP, padre Paulo Adolfo, informa que hoje, no Brasil, existe em torno de 90 escolas em funcionamento, em vários formatos de acordo com cada realidade local. As Escolas têm por finalidade desenvolver a formação de cristãos leigos e leigas que querem atuar na arena política (política partidária, conselhos de políticas públicas, associações comunitárias, etc). “As escolas buscam capacitar os cristãos para atuar nesses espaços de acordo com a Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja Católica sistematizados em sua Doutrina Social”, enfatizou.

A live vai ao ar hoje, às 20h, na página do CNLB no Facebook/conselhodeleigos.

Tags:

leia também