Grupo de Reflexão Catequética encerra sua última reunião de 2009

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
img4b114e74f1132

Terminou hoje, 28, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, a reunião do Grupo de Reflexão Catequética da CNBB (Grecat). O encontro teve

início no dia 26 e discutiu, durante os três dias, a formação de catequistas e os desdobramentos do estudo do livro “Iniciação à Vida Cristã” – Documento 97 da CNBB; avaliou a 3ª Semana Brasileira de Catequese (3ª SBC), cuja base de reflexão foi o texto da Sociedade de Catequistas Latino-Americanos (Scala); e refletiu sobre a Campanha da Fraternidade 2010, “Economia e Vida”, entre outros assuntos.

O integrante do grupo, irmão Nery Israel José, afirmou que o encontro é importante para dar continuidade ao apoio e serviço que o Grecat presta à Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. “Como um grupo que pensa, pesquisa, estuda e produz a catequese, a reunião do Grecat é importante porque nos atualizamos sobre as necessidades da catequese no Brasil e, a partir do encontro, podemos ampliar nosso apoio e produção do conhecimento nessa área”.

O grupo realiza entre duas e três reuniões ao longo do ano e, durante o período sem as reuniões, seus integrantes ficam sempre atentos ao que acontece no mundo para assim fortalecer a catequese no Brasil com dados do cotidiano e da atualidade.

O bispo de Rondonópolis (MT) e membro da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, dom Juventino Kestering, pensa da mesma forma. Ele afirma também que o trabalho do Grecat é produzido tendo como base os fatos da atualidade. “O grupo trabalha refletindo os temas da atualidade. Nós percebemos o que acontece no mundo atual e a catequese bíblica leva à realidade do mundo esse trabalho de evangelização”.

Essa foi a última reunião do ano. Cerca de 14 pessoas participaram.

Tags:

leia também