Família, remanso de Alegria e Paz

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos (RJ)

Ecoando o tema do IX Encontro Mundial das Famílias: “Evangelho da Família alegria para a humanidade”, foi realizada a Semana Nacional da Família, no marco do mês vocacional. Acreditar e viver a alegria de ser e se ter uma família, é motivo de reconhecimento e testemunho de esperança. Sabemos, por experiência, que o núcleo familiar é o melhor lugar para viver e conviver, porque é onde somos tratados pelo que somos, independente do que temos, pensamos ou aparentamos.

O lar é, como dizia São João Paulo II, o lugar da genealogia da pessoa, da sua gestação, formação e de seus relacionamentos basilares. O ex- presidente José Mujica afirmava categoricamente: onde se aprende a ser leal, honesto, trabalhador, justo, solidário, e integro é na família, o resto a gente aprende na escola. Por isso, consideramos a família como o santuário da vida e o principal Ecossistema da Terra, pois nela desenvolvemos o amor-comunhão com as pessoas e todas as criaturas. É a Escola da mais rica e profunda humanidade, nos ensina a servir e construir a Pátria (Terra dos nossos pais).

O principal patrimônio e recurso do Estado, pois cuidar do capital humano será sempre a pérola de infinito valor. O elo e vínculo que transcende ao tempo e sempre permanece como regaço, fortaleza e porto seguro. Por estas e outras razões, o índice de desenvolvimento familiar de um país é mais confiável que o PIB, uma vez que se a família vai mal nenhuma economia (ordem da casa) ou riqueza salvará a Nação.

Nestas eleições, além de conferir o patrimônio, a trajetória, e o programa dos candidatos verifiquemos neles que valor dão à família e que testemunho de família transparecem. Se um candidato não apóia políticas públicas que respeitem e promovam a família, como sujeito e protagonista da convivência social, certamente não está a favor do bem comum e do Reino. Que a Santa Família de Nazaré abençoe e empodere as famílias do Brasil, no cumprimento da sua sublime missão e na garantia dos seus direitos. Deus seja louvado!

Tags:

leia também