Faleceu dom Getúlio Teixeira Guimarães, bispo emérito de Cornélio Procópio (PR)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Falecimento do emérito de Cornélio Procópio

A diocese de Cornélio Procópio (PR) comunicou com pesar, na manhã deste sábado, 1º de agosto, falecimento do seu bispo emérito, dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD, aos 83 anos. O velório de dom Getúlio será na Catedral Cristo Rei, em Cornélio Procópio, iniciando às 15hs deste sábado. O velório será aberto ao povo, seguindo as orientações das autoridades sanitárias, devido a pandemia. A missa exequial será na Catedral Cristo Rei, domingo , 2 de agosto, às 9h. Na sequência o sepultamento será na própria catedral.

Trajetória

Dom Getúlio foi o terceiro bispo da diocese de Cornélio Procópio. Nasceu aos 17 de outubro de 1937,em Cipotânea (MG). Sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 04 de agosto de 1966, em Barbacena (MG). Aos 22 de março de 1981, foi ordenado bispo auxiliar da diocese de Ponta Grossa. Foi nomeado pelo Papa São João Paulo II como bispo de Cornélio Procópio em 26 de março de 1984.

Após 30 anos de dedicação e zelo, dom Getúlio passou a ser emérito, residindo em Cornélio Procópio. Durante toda a sua vida de bispo, dom Getúlio colocou em prática o seu lema de ordenação “Qui Pertransiit Benefaciendo” (Que passou fazendo o bem).

Os bispos do Paraná receberam, com pesar, a notícia do falecimento e manifestaram as condolências por meio da nota de Condolência.

 Nota de condolências da CNBB pelo falecimento de dom Getúlio

Brasília-DF, 1º de agosto de 2020

É com pesar que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) compartilha da dor da perda de dom Getúlio Teixeira Guimarães, SVD, terceiro bispo da diocese de Cornélio Procópio, ocorrido na manhã deste sábado, 01 de agosto de 2020. A CNBB expressa sua solidariedade aos familiares de dom Getúlio, aos diocesanos e aos  bispos do Regional Sul 2.

Rezamos pelo descanso eterno desse pastor que, como nas palavras dos bispos irmãos do Regional Sul 2, doou sua vida pela igreja no Paraná. Pedimos a Nossa Senhora do Rocio, Rainha e padroeira do Paraná que o acolha no Céu, junto de Deus e de todos os santos.

Que o Deus da vida a todos console e fortaleça.

Em cristo,


Dom Walmor Oliveira de Azevedo  

Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva 
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado  
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Tags:

leia também