Encontro discute organização e atuação do Conselho Missionário do Seminário, no Regional Sul 1

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
comise_reuniao_sul1

A Comissão Missionária de Seminaristas do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), se reuniu no último dia 6, no Seminário de Teologia da arquidiocese de Campinas (SP). Em pauta, a organização e atuação do Conselho Missionário do Seminário (Comise), que teve como assessor o padre André Luiz de Negreiros, das Pontifícias Obras Missionárias (POM), de Brasília.

Durante a reunião, os seminaristas conheceram a organização e atuação do Conselho. “O Comise já existe e atua muito bem em algumas dioceses, e precisa se espalhar por todo o Brasil”, disse padre André. Por fim, o assessor orientou os participantes para uma verdadeira articulação sobre a Formação Missionária de Seminaristas (Formise).

O arcebispo da arquidiocese de Campinas, dom Bruno Gamberini, esteve presente na reunião e acentuou a importância do testemunho e do trabalho missionário. “Essa pequena semente dá grande esperança no coração da gente. Derramar o sangue por Cristo é um sentido grandioso de um autêntico espírito missionário. O que falta é uma conscientização missionária para que possa mudar nosso coração”, sublinhou.

Na ocasião foi lida também uma mensagem do bispo de Jundiaí (SP) dom Vicente Costa, responsável pelo Conselho Missionário Regional. “Peço-lhes também para estarem sempre em plena comunhão com seus bispos e formadores e que sejam sempre dispostos a irem “à outra margem” (cf. Lc 5,4), a fim de que todos tenham a alegria de experimentar o grande dom que o Senhor nos proporcionou quando nos chamou para sermos discípulos missionários do seu Reino”, disse dom Vicente.

O seminarista da diocese de Marília (SP), Diego Luiz Carvalho de Souza, que participou da reunião, comentou a importância desse encontro. “Para mim foi um grande e importante momento para a Igreja do nosso Regional, pois diz São Paulo: Pregar o Evangelho é um dever. Fazendo uma opção preferencial pela missão podemos colocar em prática a centralidade da pregação de Jesus”.

O Conselho voltará a reunir-se no dia 12 de fevereiro do próximo ano, na diocese de São José dos Campos (SP).

Tags:

leia também