Encontro de Bispos da Igreja da América aborda visita do papa Francisco à região e Ano da Misericórdia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Celam

Participaram bispos da América Latina, Canadá e Estados Unidos

O 38º Encontro de Bispos da Igreja da América reuniu, de 23 a 25 de fevereiro, na Flórida (EUA), doze bispos em um momento de oração e diálogo. No evento, os representantes do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), das Conferências dos Bispos do Canadá (CECC) e dos Estados Unidos (USCCB) trataram do clima de fraternidade e solidariedade durante a a visita do papa Francisco nos países do Continente.

Os temas discutidos no primeiro dia do encontro abordaram questões como migração,  evangelização das culturas urbanas,  direitos dos povos indígenas, ameaça crescente à liberdade da religião no mundo, entre outros.

Já no segundo dia, os bispos trocaram opiniões sobre os projetos em curso para apoiar o Jubileu da Misericórdia. Em particular, a questão da misericórdia foi destacada no documento de Aparecida. “A tarefa feita é revelar a presença de Deus no mundo e encorajar os profetas da misericórdia”, expressou um participante. À medida que o ano avança, as Conferências estão desenvolvendo materiais e ferramentas para promover uma experiência diária de fé e prática.

De acordo com o presidente da Conferência Episcopal do Canadá, dom Douglas Crosby, este tipo de encontro sempre dá novo fôlego às conferências. “Aprendemos uns com os outros, nos apoiamos uns nos outros, nos encorajamos uns aos outros e estamos unidos no nosso desejo de seguir fielmente a Jesus”, disse.

O Encontro de Bispos da Igreja na América é parte de uma série de reuniões informais, anteriormente conhecida como Reunião Inter- Americana de Bispos, que se realiza quase todos os anos desde 1967, a fim de sublinhar a unidade da Igreja no Hemisfério Ocidental. Este ano, a Conferência Episcopal do Canadá organizou o evento.

Com informações e foto do Celam

 

 

 

 

 

Tags:

leia também