Divulgada a programação do V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Pastoral da Saúde divulgou no dia 2 de maio, a programação completa do V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde, que será realizado de 15 à 17de junho na cidade de Igarassu, Região Metropolitana do Recife.

Entre os palestrantes confirmados está Anísio Baldessin (SP), que é sacerdote, especialista em gestão hospitalar e gestão de pessoas, coordenador do curso de especialização em bioética do Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde (ICAPS), além de autor de vários livros da área. O padre Anísio ficará responsável por um minicurso na sexta-feira 15/06, a conferência de abertura na noite da sexta e palestra no sábado 16/06.

Já o professor Benjamin Gomes, professor da graduação e do mestrado de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), participará de palestra no sábado, 16, e mesa redonda com Rose Duarte de Souza, pedagoga e coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização da Fundação Cristiano Varella – Hospital do Câncer de Muriaé, em Minas Gerais.

Outro conferencista que estará participando do V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde é Xavier Uytdenbrok, professor aposentado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Educação Popular com Mestrado em Ciências Sociais pela PUC/SP e ex-diretor pedagógico do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas em Pernambuco.

Além de Xavier Uytdenbrok estão confirmadas as presenças de Paulo Roberto Barreto Campelo, médico pós-graduado em Clínica Médica, Pneumologia e Arte Terapia e professor da Universidade de Pernambuco, a professora Ana Lúcia Francisco, psicoterapeuta com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica e a Irmã Verônica, enfermeira com especialização em estomatoterapia e presidente do Centro Nordestino de Medicina Popular.

Ao final do sábado haverá a apresentação de um Projeto Piloto voltado para construção de Comunidades Saudáveis e Sustentáveis onde o arquiteto Cesar Barros, que tem experiência profissional em favelas, planos diretores, gestão pública e arquitetura de baixo impacto vai apresentar uma proposta inovadora na área da sustentabilidade e da mobilidade urbana.

Este ano o evento fará homenagem aos 140 anos de Oswaldo Cruz, pioneiro de um novo modelo de gestão em saúde pública no Brasil. As inscrições para o V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde vão até o dia 22 de maio e podem ser feitas pelo site www.pastoraldasaudene2.org.br ou na Sala da Pastoral da Saúde Nordeste 2, Rua da Harmonia, 367, Casa Amarela, Recife – PE, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

Tags:

leia também