De 16 a 24/5, Comissão para a Amazônia e REPAM celebram 5 anos da Encíclica Laudato Si’

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Desmatamento na Amazônia

“Que tipo de mundo queremos deixar para aqueles que nos sucedem, para as crianças que estão crescendo?”. Essa é a pergunta do Papa Francisco que motiva a celebração dos cinco anos de publicação da sua encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado com a casa comum. Para as comemorações será realizada em todo o mundo, entre os dias 16 e 24 de maio, a Semana Laudato Si’. A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil estão organizando uma programação para ajudar as comunidades a viverem esse momento.

Roteiros celebrativos e de reflexão, materiais para as redes sociais e podcasts com temas da encíclica estão sendo preparados e serão disponibilizados no site e mídias da REPAM-Brasil. De acordo com o cardeal Cláudio Hummes, presidente da CEA e da REPAM, celebrar os 5 anos da Laudato Si é uma alegria e uma responsabilidade. “Trata-se de um documento histórico do papa Francisco, que inovou e dinamizou a nossa relação com a criação de Deus”, destacou o cardeal.

A programação ainda conta com uma Live no Instagram da REPAM-Brasil com as juventudes da Amazônia e uma mobilização nas redes. O projeto Papo em Rede, diálogos que geram transformação da Rede, também será realizado e terá a Semana Laudato Si como tema, com debate realizado pela assessora da REPAM, Moema Miranda, e pelo coordenador do Movimento Católico Global pelo Clima em países de língua portuguesa, Igor Bastos.

De acordo com a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia e secretaria executiva da REPAM-Brasil, Irmã Maria Irene Lopes, o contexto de pandemia exige ainda mais que se reflita sobre a Casa Comum. “Sabemos que a falta de harmonia que vivemos no planeta tem propiciado uma série de danos que não podemos dimensionar. Celebrar e refletir a Laudato Si’ neste tempo nos coloca de frente a uma questão que merece todo o nosso cuidado, a nossa casa comum, pois como diz o papa Francisco ‘tudo está interligado’”, conclui a religiosa.

A programação e os materiais para as celebrações da Semana Laudato Si estarão disponíveis na próxima semana no site da REPAM-Brasil.

Com informações da Repam Brasil 

Tags:

leia também