Congresso Latino Americano da Pastoral do Turismo debateu o desenvolvimento sustentável

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Cerca de 130 pessoas entre professores, profissionais, agentes de turismo e de pastorais do turismo do Brasil, México, Argentina, El Salvador, Honduras e Panamá estiveram presentes no 1º Congresso da Pastoral do Turismo Latino Americano. O evento ocorreu entre os dias 25 e 29 de setembro, no Panamá.

O tema “Turismo, Peregrinações e Desenvolvimento Sustentável” foi debatido durante o congresso que contou com o relato das experiências, especialmente, as de Turismo de Base Comunitária, dos agentes da Pastur do Panamá, cidade que vai sediar a Jornada Mundial da Juventude de 2019. O evento também foi tema do encontro e contou com a palestra da responsável de relações institucionais do COL da JMJ2019, Fromelisa Aguirre.

Coordenador Nacional da Pastur, padre Manoel Filho. Foto: arquivo pessoal

A Opera Peregrinagio Romana também estava presente através do seu presidente, padre Giovanni Baiño que palestrou sobre “Evangelização e Turismo Religioso” a partir da experiência da JMJ 2000, em Roma.

O congresso aconteceu nas dependências da Universidade Católica Santa Maria de Las Antiguas e contou com as presenças arcebispo metropolitano da arquidiocese do Panamá e presidente do CEP, mons. José Domingo Ulloa Mendieta e do encarregado da Secretaria de Estado do Vaticano para a América Central, Dom Francisco Frojan Madero.

A Pastur Brasil foi representada por seu coordenador nacional, padre Manoel de Oliveira Filho que partilhou a experiência brasileira sobre a ação em rede com as universidades, igrejas e comunidades locais. O próximo congresso, que ocorrerá em novembro de 2019, terá como sede a arquidiocese de Salvador (BA).

 

Tags:

leia também