Comissão da CNBB participa de Seminário Internacional sobre a água

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
seminario_internacional

Com o objetivo de fortalecer a articulação entre as organizações sociais para a mobilização contra a apropriação do capital sobre a água, o Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab) realiza Seminário Internacional que debate questões ligadas à água. O evento, que teve início ontem e termina nesta quinta-feira, 21, acontece na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O assessor do Mutirão pela Superação da Miséria e da Fome, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Nelito Dornelas,  participa do Seminário pela Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz. Participam ainda diversas organizações da sociedade civil e os alunos de pós-graduação do Curso de Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo, provenientes de quatorze países.

O objetivo geral do seminário é fortalecer a articulação entre as organizações sociais para a mobilização contra a apropriação do capital sobre a água, além de aprofundar a compreensão e as tendências sobre os projetos em curso que visam a mercantilização e privatização da água em diferentes países; identificar os planos de privatização da água nos diferentes setores, como na mineração, na agricultura, no saneamento básico, proporcionar um espaço de troca de experiências das lutas contra a privatização da água, fortalecendo a articulação entre as organizações participantes; entre outros.

Participam especialistas na questão da água de todo o continente Latino Americano e da Europa. O seminário conta também com a presença de um bispo da Patagônia, no Chile, dom Luis Infanti De La Mora, vigário Apostólico de Aysén. Ele é autor da carta pastoral intitulada “Dá-nos hoje a água de cada dia”, de 1º de setembro de 2008, (Dia da Criação).

Tags:

leia também