CNLB do Regional Sul 1 dá início à celebração do seu Jubileu de Prata

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
AssBauru

A Assembleia Geral dos Leigos, e o 1º Seminário para Evangelizadores da Juventude, realizados no Centro de Transformação e Vivência (CTV), na cidade de Bauru (SP), nos dias 11 a 13, deram início à celebração do Jubileu de Prata do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 1 da CNBB.

A Assembleia teve por objetivo avaliar, refletir, projetar e encaminhar estratégias para a articulação dos Conselhos Diocesanos de Leigos e Leigas, como espaço da vocação laical, para uma presença mais eficaz como Igreja na vida do povo e da sociedade.

O tema: “À luz da memória, projetando a história do Conselho Diocesano”, foi ministrado pelo professor Edson Silva, que é presidente do Conselho de Leigos da arquidiocese de São Paulo. Foi dividido em três painéis: Avanços e Desafios da Caminhada – histórico sócio-eclesial e desafios atuais; As diretrizes do CNLB e Ação Evangelizadora – conjuntura eclesial em mudanças de épocas e diretrizes da Igreja 2011-2015; Planejamento e estratégia – o CNLB que temos e o CNLB que queremos. Após cada painel foram formados os grupos de debates, donde saíram propostas para as plenárias.

Paralelo à Assembleia foi realizado o 1º Seminário para Evangelizadores da Juventude, com o tema: “Vocação e Missão do Jovem Leigo sob a responsabilidade da Comissão de Regional para Juventude do CNLB Sul 1. Também foi dividido em três painéis: Os nossos desafios – o chão que nos instiga para a missão; A nossa identidade e missão – a missão dos batizados e renovação da Igreja; Os nossos compromissos – a CRJ  seus objetivos e projetos. Após cada painel foram formados os grupos de debates, donde saíram as propostas para as plenárias.

Durante os três dias, os trabalhos foram intercalados aos momentos de celebração. Na sexta-feira, 11, houve a Celebração Penitencial – “Do fundo do meu penar, clamo por ti”. No sábado aconteceu a oração da Manhã – “Vida e Missão neste Chão” e a noite a Celebração da palavra – “Testemunhas do Reino”. No domingo na Oração da Manhã – “Vinde, vede e anunciai” e o encerramento com a Celebração Eucarística de Instalação do Ano Jubilar, presidida pelos presbíteros das dioceses que participaram dos eventos.

Tags:

leia também