CCM abre inscrições para 2ª Semana de Formação para Diáconos Permanentes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
diaconos

Diáconos de diversas dioceses do país vão estar em Brasília, de 09 a 13 de setembro, para participar da 2ª Semana de Formação para Diáconos Permanentes. O encontro vai ser realizado pelo Centro Cultural Missionário (CCM), um dos organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As inscrições já estão abertas.

Com o tema: “Batizados e enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo”, em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário de Outubro de 2019, a experiência tem como objetivo de refletir sobre a identidade, vocação e missão do Diácono Permanente a partir da sua dimensão pneumatológica para uma Igreja em saída missionária.

“O diácono é o guarda do serviço na Igreja. […] Vós sois os guardas do serviço na Igreja: o serviço à palavra, o serviço no altar, o serviço aos pobres. E a vossa missão, a missão do diácono, e o seu contributo consistem nisto: em recordar a todos nós que a fé, nas suas diversas expressões — a liturgia comunitária, a oração pessoal, as diversas formas de caridade — e nos seus vários estados de vida — laical, clerical, familiar — possui uma dimensão essencial de serviço: o serviço a Deus e aos irmãos”, papa Francisco, em 25 de março de 2017.

De acordo com o bispo de Chapecó (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e diretor do CCM, dom Odelir José Magri, “o curso pretende desenvolver uma reflexão sobre a diaconia e o diaconato no ser e na missão da Igreja apresentando os elementos da pneumatologia no ministério diaconal (sacramentalidade do diaconato) aprofundando o apelo de conversão pessoal e pastoral da Conferência de Aparecida e do magistério do papa Francisco para uma Igreja em saída missionária, com ênfase no ministério do Diácono Permanente”, destaca.

O encontro é destinado aos Diáconos Permanentes já ordenados e contará com a assessoria do Diácono Luciano Santana, da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), onde atualmente é coordenador arquidiocesano de pastoral.

De acordo com as Diretrizes para o Diaconato Permanente da Igreja no Brasil (nº 48), as funções dos diáconos são marcadas pelo “caráter de sacramento da caridade de Cristo preferencialmente aos pobres e excluídos”.

Um outro trecho das Diretrizes (nº 58), “A primeira missão do diácono é a caridade: Ele é apóstolo da caridade com os pobres, envolvido com a conquista de sua dignidade e de seus direitos econômicos, políticos e sociais. Está próximo da dor do mundo. Deixa-se tocar e sensibilizar pela miséria e pelas provações da vida”.

As inscrições para o curso podem ser feitas no site do CCM

Tags:

leia também