Carta da 1ª Jornada Estadual de Catequistas no Regional Sul 3

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Caríssimos e Caríssimas Catequistas e Comunidades do Rio Grande do Sul!

Hoje, dia 24 de maio, festa da Ascensão do Senhor, nós catequistas das 18 dioceses do Rio Grande Sul, reunidos na grande Jornada Catequética, em Santa Cruz do Sul, somos chamados a atender o mandato do Senhor: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15).

Vivemos intensamente o Ano Catequético Nacional em clima de renovada esperança, como catequistas e animadores da caminhada catequética deste chão Gaúcho (Regional Sul 3). Em comunhão com nossas comunidades, lideranças e com a Igreja do Brasil, celebramos com intenso júbilo a Jornada Estadual de Catequistas, animando-nos mutuamente na missão de “dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e caminho para o discipulado”.

O impulso hoje recebido nos motiva a encararmos a realidade mundial e eclesial em que vivemos, de tempos novos e exigentes. Convoca-nos a renovar a opção por Jesus Cristo e o seu seguimento, intensificando a dimensão missionária da catequese.

Com o coração ardendo, renovamos nosso compromisso de caminhar com o Mestre. Por Ele somos chamados e enviados em missão. O Espírito Santo ilumine nossos sonhos, projetos e iniciativas, a fim de que possamos realizar nossa missão segundo a vontade de Deus.

Que Maria, Mãe de Deus e da Igreja, modelo de catequista, discípula missionária, seja nossa força, para que junto com as famílias, catequistas e lideranças façamos a experiência do Caminho.

Confiantes e revigorados retornemos às nossas comunidades na certeza de que o Ressuscitado caminha conosco. Como os Discípulos de Emaús, com o coração ardendo, pedimos: “Fica conosco Senhor” (Lc 24,29b). Faz de nós discípulos missionários, capazes de sentir tua presença no dia-a-dia da missão. Envolve-nos com teu amor, explica as Escrituras e parte o pão para nós.

Santa Cruz do Sul, 24 de maio de 2009.

Dom Jacinto Flach
Bispo Referencial Animação Bíblico-Catequética

Pe. Sergio Silva
> Coordenador do setor de Animação Bíblico-Catequética

Tags:

leia também