Bispos do Regional Leste 2 participam de Assembleia do Conser

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
subsídio_0606

O Conselho Episcopal de Pastoral (CONSER) do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil esteve reunido nos dias 03 a 05 de junho, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG) para a Assembleia Anual.

Durante o encontro que reuniu cerca de 40 arcebispos, bispos e bispos eméritos, foram debatidos e refletidos os temas: Análise de Conjuntura e O Bispo e a relação com o mundo de hoje, além de assuntos pastorais e administrativos do Regional. O bispo de Colatina (ES) e vice-presidente do Regional Leste 2,  dom Décio Sossai Zandonade presidiu as sessões de trabalho junto com o secretário e bispo de Sete Lagoas (MG), dom Guilherme Porto.

subsídio 0606Concomitante à Assembleia, aconteceu o Encontro Regional dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral que teve como objetivo a apresentação do estudo Paróquias Revitalizadas à luz de Aparecida: Subsídio para buscar a revitalização das paróquias do Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo). Trata-se de um subsídio elaborado, ao longo de um ano, pelos coordenadores de pastoral do Leste 2 com a orientação do padre Manoel Godoy, inspirado no Documento de Aparecida e na realidade das Igrejas Particulares com o intuito do fornecer estímulos e conteúdo evangelizador para as Paróquias dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A pauta da Assembleia do Conselho Episcopal, que terminou na tarde da quarta-feira, 5 de junho , incluiu também as votações para escolha dos bispos presidentes para as Comissões Episcopais de Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, e para o serviço da Justiça, da Caridade e da Paz, que passa a ser a Comissão para a Ação Sócio Transformadora; e do bispo referencial para acompanhar a Renovação Carismática Católica (RCC) no Leste 2.

Os eleitos para as Comissões Episcopais e como bispo referencial foram:

Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso
Dom Jeremias Antônio de Jesus – bispo de Guanhães (MG)

Comissão Episcopal para a Ação Sócio Transformadora (antiga Comissão para o serviço da Justiça, da Caridade e da Paz)
Dom Luiz Gonzaga Fechio – bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG)

Bispo referencial para a Renovação Carismática Católica- RCC
Dom Rubens Sevilha – bispo auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES)

Tags:

leia também