Belém sedia a Reunião do Conselho Regional de Pastoral do Regional Norte 2

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Conselho Regional de Pastoral do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará) esteve reunido na sede do Regional, em Belém, desde o dia 25, para refletir sobre o tema: “Discípulos e servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo”. A assessoria foi feita pelo bispo referencial da Comissão de Animação Bíblico-catequética do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), dom José Antônio Peruzzo.

A programação começou com a avaliação dos trabalhos do Regional no primeiro semestre e uma apresentação do tema proposto para reflexão contextualizado à realidade amazônica. Pela tarde as pastorais e organismos apresentaram projetos e ações que estão desenvolvendo.

O bispo da prelazia de Cametá (PA) e presidente do Regional Norte 2, dom Jesus Berdonces Cizaurre, explicou que esse foi o único evento na região Norte em que todas as dioceses e prelazias estiveram reunidas para refletir as temáticas e avaliar a caminhada pastoral. “Em geral tratamos de temas que vêm da CNBB Nacional e refletimos levando em conta nossa realidade local. Queremos que esses temas sejam refletidos em todas as dioceses e paróquias. O tema que tratamos fala sobre os servidores da Palavra, pois é muito importante para nossas comunidades e já deu para entender quais as carências que temos a respeito da Palavra: às vezes liturgicamente salientamos muito a Palavra, mas depois a lemos pouco e muito menos ainda em comunidade. O Conselho vem mostrar a importância de mudarmos isso e levar a Palavra a todas as bases”.

No último dia de reunião, 27, o Conselho emitiu uma carta com orientações pastorais a serem implementadas nas dioceses e prelazias. “Se conseguirmos reforçar os círculos bíblicos, que a leitura orante da Bíblia seja implementada em todos os lugares, acho que teremos grandes avanços”, reforça dom Jesus.

Para a secretária executiva do Regional Norte 2, Orlanda Rodrigues, a reunião do Conselho foi um momento muito significativo. “Temos aqui todo o Regional reunido. Esta foi a oportunidade para troca de experiências, de comunhão, fraternidade e reflexão sobre a Palavra de Deus em nossa caminhada pastoral. Devemos aqui assumir em conjunto a missão de ser discípulos e missionários e encontrar caminhos novos para essa evangelização na Amazônia”, avaliou Orlanda.

Tags:

leia também