Arcebispo de Goiânia preside missa do Congresso de Animação Bíblica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Congressobiblia-domwashington

O arcebispo de Goiânia (GO), dom Washington Cruz, presidiu hoje a missa que encerrou as atividades do primeiro dia do Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral. A missa, que começou às 17h30, foi concelebrada por nove bispos e dezenas de padres, no teatro Madre Esperança Garrido, do Colégio Santo Agostinho, onde acontece o Congresso, que é realizado pela CNBB e pela Sociedade de Catequetas Latino-americanos (Scala), com apoio da PUC de Goiás e das Irmãs Agostinianas Missionárias de Assistência e Educação.

Em sua homilia, dom Washington comentou o evangelho proclamado na celebração, que apresenta Jesus afirmando que “mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

congrewCongressobiblia-domwashington“No mundo é preciso criar espaço para a escuta da palavra. É tempo de fazer ressoar com entusiasmo e acreditar que se a vivemos, podemos criar um mundo melhor”, disse dom Washington.

Segundo o arcebispo, novos cenários se apresentam “sacudindo o mundo com transformações sociais e política”. “O cristão não pode, porém, encher-se de temor diante disso, mas deverá oferecer novas respostas. Temos que buscar estas respostas na palavra de Deus”, acentuou.

Trindade
Amanhã, as atividades começam às 8h30 com a leitura orante da Palavra de Deus em grupos. Em seguida, o biblista e professor de Ciências da Religião na PUC de Goiás, Valmor da Silva, faz a conferência “Palavra preparada”. A segunda conferência, também de manhã, traz o tema “Palavra vivida e celebrada” e será feita pela Irmã Lúcia Weiler, biblista, professora na Escola de Teologia e Espiritualidade Franciscanda (Estefef).

Às 14h30, o bispo de Rondonópolis (MT), dom Juventino Kestering, e o teólogo padre Agenor Brighenti fazem, juntos, a terceira conferência do dia discorrendo sobre o tema “Pastoral na Vida da Igreja: Uma nova Compreensão de Pastoral num mundo em mudança”.

Os trabalhos do domingo se encerram com uma romaria dos congressistas à Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), onde participarão da missa às 17h30.

Tags:

leia também