50 anos do Concílio Vaticano II iluminam festa de Sant’Ana em Caicó

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Caico_FestadeSantana-212x270

Em 2015, os festejos de Sant’Ana, padroeira da diocese de Caicó (RN), realizados de 22 de julho a 2 de agosto, são ainda mais especiais, pois a diocese comemora o aniversário de 75 anos de sua criação. Atualmente, a Festa de Sant´Ana de Caicó (RN) é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, reconhecimento concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 Inspirado pelos 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, que serão celebrados pela Igreja em 8 de dezembro, o tema desta edição da Festa de Sant’Ana é: “50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II: um novo Pentecostes para a Igreja”. Os documentos conciliares serão refletidos durante a novena de Sant’Ana.

Nesta quarta-feira, 22, ocorreu a tradicional chegada dos peregrinos de Sant’Ana, que percorrem cerca de 80 km da cidade de Currais Novos a Caicó, a fim de participarem dos festejos. Eles foram recebidos pelo prefeito municipal e representantes da paróquia de Sant’Ana.

Após a chegada dos peregrinos, todos se reuniram no centro da cidade, onde foram concentradas todas as imagens peregrinas que visitaram a zona urbana e rural do município. Em seguida, uma missa em frente à Catedral de Sant’Ana foi celebrada em ação de graças pelas famílias envolvidas na preparação do evento.

Nesta quinta, 23, os festejos serão abertos oficialmente com a solene passeata, seguida do hasteamento da bandeira. Ao longo da programação, estão previstas palestras dos bispos que já passaram pela diocese e outros vinculados à comunidade

No dia 28, os 75 anos de instalação da diocese de Caicó serão comemorados dentro da festa da santa.

Com informações da diocese de Caicó

 

Tags:

leia também